segunda-feira, 14 de junho de 2010

Localização da Australia


A Austrália é um país do hemisfério sul, localizado na Oceania, que compreende a menor área continental do mundo ("continente australiano"), a ilha da Tasmânia e várias ilhas adjacentes nos oceanos Índico e Pacífico. O continente-ilha, como a Austrália por vezes é chamada, é banhado pelo oceano Índico, a sul e a oeste, pelo mar de Timor, mar de Arafura e Estreito de Torres, a norte, e mar de Coral e mar da Tasmânia, a leste. Através destes mares, tem fronteira marítima com a Indonésia, Timor-Leste e Papua-Nova Guiné, a norte, e com o território francês da Nova Caledónia, a leste, e a Nova Zelândia a sudeste.
Durante cerca de 40 000 anos antes da colonização europeia iniciada no final do século XVIII, o continente australiano e Tasmânia eram habitadas por cerca de 250 nações individuais de aborígenes. Após esporádicas visitas de pescadores do norte, e pela descoberta europeia por parte de exploradores holandeses em 1606, a metade oriental da Austrália foi alegada pelos britânicos em 1770 e inicialmente colonizada através do transporte de presos para a colônia de Nova Gales do Sul, fundada em 26 de Janeiro de 1788. A população aumentou de forma constante nos anos seguintes, o continente foi explorado e, durante o século XIX outros cinco grandes territórios auto-governantes foram estabelecidos.
Em 1 de Janeiro de 1901, as seis colônias se tornaram uma federação, e a Comunidade da Austrália foi formada. Desde a Federação, a Austrália tem mantido um sistema político democrático liberal estável e continua a ser um reino da Commonwealth. A população é um pouco mais de 21,7 milhões, com cerca de 60% concentradas em torno das capitais continentais estaduais de Sydney, Melbourne, Brisbane, Perth, Adelaide, e Darwin. A capital da nação é Camberra, localizada no Território da Capital da Austrália.

Aspectos politicos da Australia

A Austrália é uma monarquia constitucional que é governado pela rainha Elizabeth da Grã-Bretanha e é representada pelo governador geral australiano,representado pelo governador geral australianoEmbora as atribuições do governador geral costumem ser meramente simbólicas e cerimoniais, agindo sempre de acordo com a recomendação dos ministros e do governo, ele exerce um importante papel dentro da organização da política australiana. Cabe ao governador geral a escolha do primeiro-ministro se as eleições resultarem num parlamento onde nenhum partido consiga a maioria e nem a construção de uma coalizão. Também é seu dever demitir um primeiro-ministro ou demais ministros que tenham perdido a confiança do parlamento ou que tenham atuado ilegalmente.
O governo emana de um Parlamento eleito por sufrágio universal. O Parlamento Federal é composto pelo Senado e pela Câmara dos Representantes.

O Senado é composto de 76 membros, com representação igual para todos os estados, como no Senado dos EUA. Um estado elege doze senadores, mas um território (como o Território do Norte ou o Território da Capital Australiana) pode eleger somente dois senadores.

Aspectos Economicos da Australia

A economia asutraliana e atualmente a 13° maior do mundo. Ela e muito diversificada. A indústria desenvolve atividades ligadas ao setor primário, como a produção de alimentos, vinhos, tabaco e a exploração mineral, as atividades que exigem maior tecnologia, como a indústria de máquinas e equipamentos, a indústria química, metalúrgica, siderúrgica e petroquímica. As exportações australianas também incluem gênero alimentícios, como carne e trigo, além de lã e minérios, como bauxita, chumbo, níquel, manganês, além de ouro e de prata. Ela faz parte de um tratado internacional chaman APEC (Asia-Pacific Economic Cooperation), que tem o objetivo de transformar o Pacífico numa área livre de comércio e que engloba economias ásiaticas, americanas e da Oceania.

Relevo da Australia


* Relevo: A paisagem Australiana é bastante característica, vastos desertos de pedras e de areia e planaltos a oeste e ao centro, extensos platôs e planícies flanqueando os estreitos declives litorâneos a leste.
As regiões litorâneas exibem praias amplas e exuberante vegetação sustentada por uma grande variedade de formas de relevo que variam:
Dos penhascos escarpados das montanhas Azuis a oeste de Sydney e as altas e graciosas falhas vulcânicas erodidas das Montanhas GlassHouse ao norte de Brisbane, até as planíces achatadas da costa oeste de Adelaide. Os rios Murray e Darling, o maior sistema fluvial da Austrália, formam a Bacia Murray-Darling que cobre mais de um milhão de quilômetros quadrados ou 14% da área do continente. O Lago Eyre, um grande lago salgado com mais de 9.000 quilômetros quadrados de área, fica seco por longos períodos.

Clima da Australia


* Clima: A maior parte do país, cerca de 70%, é árida ou semi-árida, e uma grande parte do centro é inadequada ao povoamento. Onze principais desertos constituem cerca de 20% de terra firme. Mais de um terço do continente é potencialmente desértico devido à baixa precipitação.
A média nacional de precipitação anual de 465mm varia enormemente ano após ano, e é distribuída de forma irregular por todo continente.
A região mais seca é a da bacia de drenagem do Lago Eyre, que acusa um a média de menos de 125mm anuais, As regiões mais úmidas estão na parte tropical nordeste.

Vegetação da Australia


A flora australiana é bastante curiosa e única no mundo, porque há milhões de anos atrás, quando o continente Australiano se separou da Nova Guiné e da Indonésia, toda a Flora passou por transformações para se adaptar ao novo habitat. A nova posição geográfica da Austrália, tendo derivado para o Sul, afastou a Austrália das Monções e Chuvas Equatoriais que outrora favoreciam o crescimento de florestas tropicais. A nova posição em clima seco e mais frio, sob a influência dos ventos gelados do Oceano Índico, transformaram o Oeste da Austrália em um grande deserto, que progressivamente se expandiu para o Leste em direção ao Oceano Pacífico.

*Fauna: Canguru: É o principal símbolo da Austrália. Existem mais de 50 espécies diferentes, desde os pequenos que são os Wallabies, até o Marrom, que chega a 2 metros de altura. São classificados como Marsupiais e passam o dia comendo e dormindo. O governo da Austrália liberou a exterminação de 15.000 Cangurus em 2003 devido ao excesso de população. Cangurus conseguem com um único pulo cobrir uma distância de até 10 metros

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Relevo do Brasil


O Relevo do Brasil é um domínio de estudos e conhecimentos sobre todos os planaltos e planícies do território brasileiro. O Brasil é um país de altitudes modestas. Cerca de 40% do seu território encontra-se abaixo de 200 m de altitude, 45% entre 200 e 600 m, e 12%, entre 600 e 900 m.

Clima do Brasil




O clima do Brasil é muito grande e diversificado em consequência de fatores variados. Dentre eles, destaca-se a fisionomia geográfica, a extensão territorial, o relevo e a dinâmica das massas de ar. Este último fator é de suma importância porque atua diretamente tanto na temperatura quanto na pluviosidade, provocando as diferenciações climáticas regionais. As massas de ar que interferem mais diretamente são a equatorial (continental e atlântica), a tropical (continental e atlântica) e a polar atlântica.
O Brasil apresenta o clima super-úmido com características diversas, tais como o super-úmido quente (equatorial), em trechos da região Norte; super-úmido mesotérmico (subtropical), na Região Sul do Brasil, no sul e planalto paulista do estado de São Paulo, e super-úmido quente (tropical), numa estreita faixa litorânea de São Paulo ao Rio de Janeiro, Vitória, sul da Bahia até Salvador, sul de Sergipe e norte de Alagoas.

Vegetação do Brasil


A Vegetação do Brasil envolve o conjunto de formações vegetais distribuídas por todo o território brasileiro. As principais matas são: a Floresta Amazônica no norte, a Mata dos Cocais no meio-norte, a Mata Atlântica desde o nordeste até o sul, a Mata das Araucárias no sul, a Caatinga no nordeste, o Cerrado no centro, o Complexo do Pantanal no sudoeste, os campos no extremo sul com manchas esparsas em alguns estados do país e a vegetação litorânea desde o Amapá até Rio Grande do Sul.

Formações florestais
Floresta Amazônica : Também conhecida como Hiléia ou floresta latifoliada equatorial, recobre cerca de 40% do território nacional, estendendo-se pela Amazônia e parte das regiões Centro-Oeste e Nordeste. Constitui uma das mais extensas áreas florestais do mundo e é a principal floresta do mundo nos Estados Unidos por exemplo é conhecida como Cougar World ( pumão do mundo). Muito densa e fechada, com grande variedade de espécies, a Floresta Amazônica caracteriza-se por grande umidade, elevadas temperaturas e pequena amplitude térmica..
Acompanhando essa floresta há uma emaranhada rede de rios, que correm num relevo onde predominam terras baixas planaltos. Os solos são, em geral, pouco férteis.

Mata dos Cocais
Abrange predominantemente os estados do Maranhão e Piauí (Meio-Norte), mas distribui-se também pelo Ceará, Rio Grande do Norte e Tocantins. Está numa zona de transição entre os ecossistemas da Floresta Amazônica e da caatinga.

Mata de Araucária
Predominando em regiões de clima subtropical e tropical de altitude, que apresentam regular distribuição das chuvas por todoss meses do ano, estende-se desde o sul de São Paulo até o norte do Rio Grande do Sul, em trechos mais íngremes do relevo (Campos do Jordão, por exemplo). É muito comum no planalto Meridional, nos estados do Paraná e Santa Catarina.



Cerrado
Depois da Floresta Amazônica, é a formação vegetal brasileira que mais se espalhou, predominando no planalto Central, mas aparecendo também como manchas esparsas em outros pontos do país (Amazônia, região da caatinga do Nordeste, São Paulo e Paraná), recobrindo mais de 20% do território nacional. Predomina em áreas de clima tropical, com duas estações: verão chuvoso e inverno seco.
Não é uma formação uniforme, o que permite identificar duas áreas: o cerradão e o cerrado propriamente dito. No cerradão existem mais árvores que arbustos. No cerrado, bastante ralo, aparecem poucos arbustos e árvores baixas, de troncos sinousos e casca espessa, que apresentam galhos retorcidos, com folhas muito duras; entre as árvores e os arbustos, espalha-se uma formação contínua de gramíneas altas.

Caatinga
Predominando na região de clima semi-árido do Nordeste é uma formação vegetal tipicamente xerófita, ou seja, adaptada à escassez de água. É uma vegetação esparsa, que se espalha pelos maciços e tabuleiros, por onde correm rios, em geral intermitentes.
Desenvolvendo-se em solos quase rasos e salinos, apresenta-se muito heterogênea: em alguns trechos, predominam árvores esparsamente distribuídas; em outros, arbustos isolados; e em outros, ainda, apenas capões de gramíneas altas.
A falta de água impõe múltiplas adaptações aos vegetais na caatinga, que vão desde a perda das folhas na estação mais seca até o aparecimento de longas raízes, em busca de lençois subterrâneos de água. Entre as principais espécies de árvores, estão o juazeiro, o angico, a barriguda, e, entre os arbustos, as cactáceas, como o xiquexique e o mandacaru.

Aspectos Economicos do Brasil

A economia do Brasil tem um mercado livre e exportador. Medido por paridade de poder de compra, seu produto interno bruto é proximo de 2 trilhões de dólares (R$ 2.817,9 bilhões),fazendo-lhe a nona maior economia do mundo em 2008 segundo o FMI, (e décima maior economia segundo o Banco Mundial), fazendo-a segunda maior das Américas, atrás apenas dos Estados Unidos.
O Brasil é membro de diversas organizações econômicas, como o Mercosul e a UNASUL. Seu número de parceiros comerciais é na ordem das centenas, com 60% das exportações principalmente de produtos manufaturados e semimanufaturados.

Aspectos Politicos do Brasil

O Brasil é uma república federal presidencialista, de regime democrático-representativo. É uma república porque o Chefe de Estado é eletivo e temporário. O Estado brasileiro é uma federação pois é composto de estados dotados de autonomia política garantida pela Constituição Federal e do poder de promulgar suas próprias Constituições. É uma república presidencial porque as funções de chefe de Estado e chefe de governo estão reunidas em um único órgão: o Presidente da República. É uma democracia representativa porque o povo dificilmente exerce sua soberania, apenas elegendo o chefe do poder executivo e os seus representantes nos órgãos legislativos, como também diretamente, mediante plebiscito, referendo e iniciativa legislativa popular. Isso acontece raramente, o que não caracteriza uma democracia representativa.

Localização Brasil


O Brasil é um país que integra a América do Sul, apresenta extensão territorial de 8.514.876 Km2, é o quinto maior país do planeta, só é menor que os territórios da Rússia, Canadá, China e Estados Unidos. A abundância territorial faz com que o Brasil tenha três fusos, uma vez que no sentido leste-oeste é bastante extenso. Por esses aspectos é considerado um país com dimensão continental.

A sua grande extensão territorial proporciona ao país fronteira com quase todos os países sul-americanos, apenas Chile e Equador não fazem fronteira com o Brasil.

Para a realização precisa da localização geográfica do Brasil e de outros países, independentemente do ponto do planeta, faz-se necessária a utilização das coordenadas geográficas (latitude e longitude).